O Gerenciamento do Chromebook vai além da Gestão na sala de aula.

O Gerenciamento do Chromebook vai além da Gestão na sala de aula.

Os Chromebooks são amplamente populares no setor educacional e as instituições de ensino estão investindo na compra desses dispositivos para seus alunos. O Google torna essa iniciativa uma escolha fácil em virtude de sua durabilidade, longa duração da bateria, baixo custo, além de acessibilidade, proteção integrada contra malware, entre outros benefícios.

Embora as escolas se preparem para grandes investimentos, percebe-se que elas estão esquecendo um importante componente de suas aquisições: a gestão.

O gerenciamento de Chromebooks é geralmente negligenciado do ponto de vista de TI. As instituições de ensino estão se concentrando na gestão dentro de uma sala de aula, o que também é importante, mas não suficiente.

Os Chromebook exigem um gerenciamento eficaz para que seja possível obter todo o valor deles, quer os alunos estejam 100% aprendendo remotamente ou voltando às aulas pessoalmente. Para escolas e universidades que usam esses dispositivos, o Chromebook Management Console é o hub central para todas as ações relacionadas a sua gestão.

O Chromebook Management Console oferece às instituições de ensino acesso a recursos de gerenciamento de dispositivos de nível empresarial, possibilitando gerenciar diversos Chromebooks ao mesmo tempo. Uma ferramenta necessária para garantir que as salas de aula baseadas em tecnologia permaneçam em funcionamento durante todo o ano letivo e além.

4 tipos de gerenciamento do Chromebook Management Console

1. Realização de implantações de dispositivos sem contato

Quando a distribuição de laptops pessoalmente não é possível, o Chromebook Management Console facilita a implantação de milhares de dispositivos do Google de uma só vez pelas unidades de ensino com “implantações sem contato”.

O recurso de registro sem contato do Chromebook Management Console é uma alternativa remota ao registro manual. As equipes de TI podem usar esse recurso para inscrever um dispositivo Chromebook no domínio de um aluno assim que o dispositivo for ligado e conectado ao Wi-Fi.

Embora tenha sido originalmente desenvolvido para uso corporativo geral, as implantações sem contato permitem que escolas e universidades registrem em massa seus dispositivos do Google sem que os dispositivos troquem de mãos. É a solução ideal para instituições com alunos remotos, salas de aula híbridas ou falta de pessoal disponível.

2. Aumenta a visibilidade com metadados detalhados do dispositivo

Para que as equipes de TI possam oferecer suporte eficaz aos Chromebooks dos alunos, elas precisam ter acesso a um histórico detalhado de ativos.

O Chromebook Management Console oferece aos usuários acesso a metadados detalhados do dispositivo em todos os Chromebooks da frota e permite que as equipes de TI identifiquem pontos específicos. Isso inclui modelo, versão do Chrome OS, data do último login, informações de firmware e muito mais.

Ter informações detalhadas sobre os dispositivos de uma instituição de ensino permite que os usuários do Console diagnostiquem adequadamente os problemas de TI e resolvam as solicitações de suporte com mais facilidade.

Quanto mais fácil for para as equipes de TI resolverem problemas de suporte técnico, mais fácil será para os alunos concluírem seus trabalhos escolares e mais tempo seus laptops durarão.

3. Distribui privilégios de administrador de TI por toda a sua equipe

Ao gerenciar dispositivos de alunos que contêm informações confidenciais, talvez você não queira dar a todos em sua equipe de TI acesso à funções ou permissões avançadas de administração.

No Chromebook Management Console, um usuário (também conhecido como super-administrador) pode gerenciar todos os aspectos da conta de sua unidade escolar. Isso inclui escolher quais recursos os usuários/agentes individuais podem acessar e quem pode executar funções administrativas específicas.

Então, qual é o benefício aqui?

As funções de administrador personalizadas do Chromebook Management Console permitem que as equipes de TI compartilhem a responsabilidade de gerenciar o Google Workspace da instituição.

A distribuição de privilégios administrativos específicos por toda a equipe de TI também elimina possíveis desafios de segurança que surgem quando todos têm acesso às configurações e privilégios de serviço do console, como o compartilhamento excessivo de senhas com sistemas confidenciais.

4. Realiza auditoria e registra as alterações nos dispositivos Chromebook

Auditorias regulares de dispositivos são uma tarefa crucial para equipes de TI nas instituições de ensino. A tecnologia do aluno pode consumir uma parte significativa do orçamento de uma unidade escolar, por isso é fundamental que os dispositivos sejam auditados e contabilizados regularmente.

O Chromebook Management Console ajuda escolas e universidades a auditar seus equipamentos por meio do registro de auditoria de dispositivos, incluindo todos os eventos e alterações que ocorrem nos dispositivos de uma instituição.

No log de auditoria, os administradores podem ver:

Quando um aluno adiciona sua conta a um dispositivo;
Se a senha de um dispositivo não estiver em conformidade com a política de senha do seu distrito;
Notificações de alerta sempre que ocorrer uma atividade do dispositivo.
A realização de auditorias por meio do log de auditoria de dispositivos ajuda as equipes de TI a garantir a responsabilidade do aluno e proteger o investimento da instituição de ensino em tecnologia.

Os Chromebooks nivelaram o campo de atuação das instituições de ensino, levando a tecnologia para mais escolas e alunos em todo Brasil.

Os benefícios de economia e eficiência aumentam rapidamente com a gestão correta dos Chromebooks.
Por isso, as equipes de TI das escolas estão aproveitando os poderosos recursos de gerenciamento para simplificar a implantação e a gestão de grandes implantações de Chromebooks, liberando mais tempo de TI para dar suporte ao aprendizado.

Fonte: SND

Comments are closed.