COMO A TI PODE AJUDAR NA GESTÃO DE CUSTOS CORPORATIVOS?

A TI é fundamental para o planejamento e controle de diversos processos corporativos, inclusive financeiros.

É senso comum que a tecnologia da informação fornece suporte para a gestão estratégica dos dados e informações organizacionais, por meio do controle interno, planejamento e da direção de operações.

Nos últimos anos, sua atuação também vem ganhando destaque na administração de custos e despesas. A crise econômica impulsionou a necessidade das organizações manterem seus fluxos operacionais contidos e buscarem novas políticas, que eliminem desperdícios e maximizem a receita.

Justamente por ser capaz de apresentar caminhos e soluções em todos os departamentos, a TI passa a ser ainda mais estratégica. Com esse suporte, diminuir gastos e realizar investimentos mais inteligentes, que possam elevar continuamente a competitividade do negócio, são facilitados.

Continue acompanhando o post e entenda melhor como a TI pode ajudar na gestão de custos corporativos e maximizar sua atuação comercial.

O que é a gestão de custos?

Gestão de custo, assim como o nome sugere, é a administração inteligente do orçamentos de uma empresa. Isso quer dizer que, é o responsável pela otimização do planejamento financeiro a curto, médio e longo prazo, buscando reduzir desperdícios e perdas e potencializar sua rentabilidade.

Uma boa gestão de custos ainda assegura a saúde financeira da organização, permitindo que ela continue crescendo mesmo em cenários de crise, incidentes mercadológicos, performance abaixo do esperado ou ainda, decisões falhas.

Como a TI impacta os custos corporativos?

A tecnologia é um dos pilar de sustentação do cenário corporativo. O investimento em inovações tecnológica, que potencializam e facilitam o desenvolvimento operacional, rege a evolução de organizações em todo mundo. Por isso, a gestão de custos está diretamente ligada a ela.

Muito mais do que a contabilização do alto custo com TI, essa ligação tem a ver com a capacidade que essa inteligência tem de transformar negócios e auxiliar a tomada de decisões orçamentárias. A TI é capaz de fornecer dados essenciais de todos os departamentos da empresa para direcionar as melhores estratégias para economia ou aplicação.

Como a TI pode ajudar a gestão de custos corporativos?

As atividades da TI contribuem diretamente para a criação de uma rotina de alta performance e com baixo índice de erros. Isso traz mais eficácia para o negócio, além de minimizar a perda de recursos.

O setor controla ferramentas fundamentais para o sucesso das estratégias corporativas, por isso deve ser encarado como um gerador de oportunidades. Para entender como sua atuação ajuda na gestão de custos, confira algumas práticas a seguir.

1) Amplie o nível de automação

A TI pode oferecer ferramentas de automação que melhorem a performance do negócio. Com o ganho de produtividade e a eliminação de erros manuais, os setores reduzirem seus custos operacionais.

2) Adote uma política de governança de TI

A governança de TI impacta todos os departamentos da empresa, por isso é capaz de guiar a eliminação de custos por segmento. Sua política pode ser corretiva ou preventiva, por meio do controle da durabilidade e desempenho de equipamentos, da vida útil de ferramentas tecnológicas, da segurança digital, e assim por diante.

3) Integre ferramentas de computação na nuvem

A integração de TI na nuvem também tem papel importante para o corte de gastos. O controle e planejamento do setor assegura a contratação de uma infraestrutura de alta performance e escalabilidade. Ou seja, a empresa evita o desperdício de recursos com tecnologias que não são aproveitadas integralmente e investe com segurança em ferramentas essenciais. Gargalos financeiros em tecnologia são eliminados.

4) Alinhe os planos da TI com o resto da empresa

O alinhamento do time de TI com as demais áreas do negócio permite que esse planejamentos estratégico de custos considere as metas de cada uma. Isso auxiliará a otimização de rotinas, eliminação de projetos de baixo impacto e o aumento da competitividade.

5 ) Reavalie a estrutura orçamentária do setor

Por fim, a avaliação orçamentária do próprio setor de TI pode ajudar a reduzir custos. Com uma revisão criteriosa de todas as prestações de serviço, a empresa é capaz de identificar as soluções que contribuem para o aumento da receita.

Uma dica é renegociar contratos e buscar trabalhar com modelos SLA (Service Level Agreement ou Acordo de Nível de Serviço), que delimitam atividades e suas cobranças.

A gestão de custos deve ser trabalhada ao lado da TI para encontrar os melhores meios de potencializar seu rendimento, reduzir custos e otimizar a competitividade da organização no mercado.

Fonte: Comcastor

QUER DESCOBRIR COMO NOSSAS SOLUÇÕES AJUDARÃO SUA EMPRESA CRESCER? FALE CONOSCO.

SOBRE A E-CLICK TECNOLOGIA

Uma empresa paulistana do segmento de tecnologia da informação, criada em 2015, especialista em Vendas Corporativas, Serviços De Tecnologia E Segurança Da Informação.

Revenda Autorizada Apple, Adobe, Microsoft, Dell, Wacom e parceira dos principais fabricantes de tecnologia, com acesso a todas as novidades e lançamentos de hardwares e softwares do mercado.

Através do nosso modelo de vendas, trabalhamos de forma transparente e competitiva, com objetivo de agregar real valor aos nossos clientes, atuando de ponta a ponta no processo da evolução tecnológica e nos comprometendo com o resultado final.

Comments are closed.