setor de educação é agora um centro de tecnologia. Cada instituição requer uma grande variedade de ativos de TI, de hardware a software, servidores a projetores e os processos intermediários de gerenciamento.

Consequentemente, não é à toa que a gestão de ativos no setor de educação esteja se tornando mais comum e uma prioridade.

De fato, não é difícil entender por que há uma tendência de crescimento em direção a gestão de ativos. Basta considerar quantos alunos, professores e demais colaboradores passam pelas escolas todos os anos e que recorrem à tecnologia.

É provável que hardware, software e contas devam ser distribuídos e mantidos para todas essas pessoas. Na prática, as instituições de ensino têm a maior taxa de rotatividade de usuários de TI porque há muitos alunos entrando e saindo todos os anos. Essa mudança constante é um desafio para muitos times de TI devido à falta de processos e ferramentas eficazes de gestão.

Desafios envolvendo a gestão de ativos de TI no setor educacional

Como os ativos de TI estão em constante movimento, o setor educacional enfrenta dificuldades para gerenciá-los e mantê-los. É difícil apenas saber quem tem o quê e onde estão.

Muitos ativos tendem a se perder ou a precisar de reparos por causa do uso intensivo de alunos, professores e colaboradores. Em todos os casos, para refletir a mudança de localização dos ativos e seus processos resultantes, o status do ativo deve ser atualizado. Isso pode incluir a atribuição de um novo usuário responsável, a compra de um novo dispositivo e suas atualizações de sistema operacional e de segurança.

À medida que a tecnologia está se tornando um recurso mais popular utilizado no aprendizado, os desafios que os serviços de TI estão enfrentando no setor de educação devem ser reconhecidos e priorizados.

Infelizmente, as formas de automatizar e gerenciar os processos necessários muitas vezes parecem inacessíveis para muitos departamentos de TI em diferentes instituições de ensino.

Como o gerenciamento nativo do Chromebook facilita o uso dos dispositivos

O Chromebook Management Console é mais um motivo para adquirir Chromebooks para instituições de ensino.

É um console de administrador baseado em nuvem que permite controlar toda a sua frota de Chromebooks, desde a configuração do acesso à rede, o controle de aplicativos, o rastreamento de dispositivos e a personalização de recursos até a execução de diversas outras tarefas administrativas, tudo em uma única interface.

Como é baseado em nuvem, os administradores podem acessar este console de qualquer dispositivo, desde que tenha uma conexão com a Internet. É perfeitamente adequado para praticamente qualquer caso de uso educacional ou organizacional em que você precise gerenciar um grande número de Chromebooks.

Como funciona o console de gerenciamento do Chromebook

Quando você tem dezenas, centenas ou milhares de Chromebooks, pode ser um desafio gerenciá-los manualmente. Para isso ser viável, você precisa de uma forma de gerenciar todos eles a partir de uma única interface administrativa. Você pode fazer isso com o Console de gerenciamento do Chromebook.

  • Gerenciar dispositivos de funcionários — A capacidade de implantar e gerenciar rapidamente dezenas e, especialmente, centenas ou milhares de Chromebooks deve ser um facilitador para a maioria das organizações, cujas equipes de TI já estão inundadas com um fluxo interminável de problemas e projetos de TI.
  • Implementando políticas — Existem mais de 100 políticas que podem ser aplicadas por meio do console de gerenciamento. As políticas podem ser aplicadas em um dispositivo, usuário ou nível de aplicativo/extensão. Isso é útil para fins de segurança, eficiência e teste.
  • Definindo unidades de ensino — O console permite agrupar usuários em unidades de ensino. Assim, por exemplo, você pode criar diferentes unidades de acordo com a estrutura escolar e, em seguida, aplicar políticas específicas para cada uma.
  • Bloqueio de URL — Sempre que têm acesso à Internet, alguns alunos tendem a visitar sites que não estão relacionados ao seu estudo. Isso não só afeta sua produtividade, mas também pode expô-los a malware. Ao usar o console, os administradores podem aproveitar o recurso de bloqueio de URL para evitar que os usuários se desviem para sites maliciosos ou sites que podem prejudicar a produtividade.
  • Gerenciando aplicativos — Os administradores também podem usar o console para remover, exibir ou forçar a instalação de aplicativos, até mesmo definir políticas ou extensões específicas.
  • Dispositivos de rastreamento — o Chromebook Management Console também pode ser usado para atribuir dispositivos a usuários específicos e gerar relatórios de configuração e uso, fornecendo aos administradores visibilidade dos ativos da organização.
  • Configurando o acesso à rede — A capacidade de configurar o acesso à rede para usuários por meio do console pode ser útil não apenas para fornecer aos usuários conectividade à Internet, mas também para reforçar as proteções de segurança. Ele pode ajudar a garantir que os usuários estejam protegidos pelos filtros e firewalls da Web da sua organização.

Mudanças no setor de educação a longo prazo

Os setores de educação em todo o mundo estão se preparando para uma grande mudança na forma como os alunos aprendem. Eles estão investindo em tecnologia para usar em seus novos currículos.

À medida que muito esforço e planejamento são direcionados a esses desenvolvimentos, as instituições de ensino estão percebendo que as ferramentas de gerenciamento de ativos de TI as ajudarão a gerenciar a tecnologia a longo prazo.

A e-Click Tecnologia acompanha as constantes evoluções na educação e conta com as melhores soluções para as instituições de ensino, como, por exemplo, os Chromebooks gerenciados. Fale com os nossos especialistas e saiba mais.

Entre em contato com nossos especialistas para saber mais!

Fonte e Parceiro oficial: SND

Comments are closed.